O “turismo” em Aveiro continuou no verão de 2024 a ‘bater’ recordes, refere a Câmara local, dando conta que o “número de visitas às lojas turísticas duplicou”. Há registo, também, de um aumento de 60% das entradas nos Museus de Aveiro.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Em ano de Capital Portuguesa da Cultura, é garantido que 2024 “será o novo ano recorde de Turismo”, informou Ribau Esteves ao intervir na abertura do congresso bienal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que decorre na cidade.
Segundo uma nota de imprensa municipal, o número de visitas às lojas turísticas de Aveiro duplicou em agosto relativamente a período homólogo, registando-se um aumento de 60% nas visitas aos museus.
A tendência manteve-se em setembro de 2024, já que as informações apontam também para uma subida de 60% nas visitas às lojas turísticas e de 13% no que toca aos museus.
No congresso da AHRESP, o autarca aveirense insistiu que seria mais útil aos município beneficiarem de um aumento da percentagem do ‘IVA turístico’, do que cobrar taxa turística, o que não acontece na cidade dos ‘canais da Ria’.
Quanto ao alojamento local, que teve alterações por força do Programa Mais Habitação, o edil reafirmou ser a favor da liberalização das atividades, “com uma condicionante: quem conhece o território é quem tem de acautelar o licenciamento.”
Discurso direto
“Aveiro é uma marca de crescimento e eu quero agradecer a todos os que nos têm ajudado, destacando-se como motor principal” as empresas privadas, das mais micro às grandes multinacionais” – Ribau Esteves.
Artigo relacionado
Taxa turística: “Câmaras têm de ter o poder de decidir”
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.