Assaltante confessa 11 furtos, seis dos quais em agência bancária

1505
Tribunal de Aveiro.

Um homem acusado de diversos assaltos no concelho de Ílhavo (S. Salvador, Gafanha da Nazaré, Encarnação e do Carmo), entre 2022 e 2023, assumiu quase todos os factos que lhe estão imputados na acusação deduzida pelo Ministério Público (MP).

Ao prestar declarações no início do julgamento, que decorre no Tribunal de Aveiro, o arguido de 42 anos, atualmente em prisão preventiva, confessou que foi o autor de uma série de furtos, incluindo seis ocorridos na agência bancária do BCP na cidade da Gafanha da Nazaré.

Artigo relacionado

Assaltante que esteve muito ativo em Ílhavo colocado em prisão preventiva

O processo tem vários apensos relativos a 12 furtos (11 consumados e um tentado) a estabelecimentos (uma lavandaria, duas farmácias), instituições sociais (Santa Casa da Misericórdia e Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo), bem como nas piscinas municipais e na agência bancária (seis assaltos).

O indivíduo procurava dinheiro existente em máquinas de vending, caixas registadoras e, no caso do banco, nas máquinas de transações MTM, que arrombava, causando danos elevados.

“Foi um período complicado, trabalhava mas era toxicodependente, consumia bastante e o ordenado não chegava, o que me levou a cometer esses crimes. Todos menos um”, afirmou o acusado, que só não confessou um dos crimes que lhe está imputado, no caso o assalto ocorrido nas piscinas das Gafanha da Nazaré.

Uma das acusações de furto (assalto a uma farmácia) ‘caiu’ por desistência da queixa por parte dos demandantes.

O arguido, já com antecedentes, tendo mesmo chegado a cumprir tempo de cadeia, foi investigado pela GNR de Aveiro durante 10 meses. A detenção aconteceu depois do que terá sido o derradeiro assalto, às piscinas da Gafanha da Nazaré. No entanto, este é, justamente o único crime que o homem nega do rol de assaltos de que está acusado, alegando que foi intercetado quando abastecia a viatura para ir trabalhar.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.