A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) irá organizar atividades de educação ambiental nas escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, e e na ‘Quinta Ecológica da Moita – Escola da Floresta’, em Oliveirinha.
A parceria com o estabelecimento escolar assentará num programa anual com ações propostas por cada uma das parte.
A ASPEA está disponível para apoiar trabalhos de investigação e divulgação por parte de alunos e professores, projetos do Agrupamento e trabalhos de pesquisa interdisciplinares, assim como ações de intervenção social e cidadania ativa em contexto escolar dinamizados em projetos da associação, como a ‘Escola aberta, sociedade aberta’ ou a ‘Eco Escola’.
Outras atividades possíveis envolvem debates e palestras sobre temas no âmbito da Educação Ambiental, oficinas sobre arte e ambiente, aulas de temas ligados à natureza, estágios no contexto dos cursos profissionais e formação de professores.
ASPEA e Agrupamento de Escolas vão procurar apresentar candidaturas conjuntas a linhas de financiamento para as ações constantes no plano anual de atividades de educação ambiental ou outras ações de interesse comum.
Importância das florestas
A escola parceira irá integrar o Projeto Europeu CareFOREST “que permitirá desenvolver competências de literacia e de cidadania ambiental relativas à importância das florestas” e trabalhos de investigação colaborativa e participativa “sobre os efeitos das atividades antropogénicas, com especial enfoque na ligação entre alterações climáticas e incêndios florestais.”