ASAE fechou dois estabelecimentos em Vale de Cambra por falta de higiene

1299
ASAE.

Uma fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar (ASAE) no concelho de Vale de Cambra abrangeu 158 operadores económicos, tendo sido instaurados 66 processos de contraordenação. Dois estabelecimentos (um talho e uma mercearia) foram encerrados por falta de requisitos de higiene.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Nesta fiscalização em terras de Cambra, a ASAE apreendeu cerca de 200 quilos de géneros alimentícios (produtos cárneos, hortofrutícolas e azeitonas) por falta de rotulagem e uma balança, por falta de controlo metrológico, num valor aproximado de 1.400 euros.

No balanço, são apresentadas como “principais infrações” falta de requisitos de higiene, falta rotulagem em produtos cárneos e hortofrutícolas, falta de afixação de preços em montras, falta de implementação de plano HACCP, falta de mera comunicação prévia, assim como a existência de extintores com prazo de validade ultrapassado, falta de tabela de preços e, entre outras, incumprimentos diversos relativos ao livro de reclamações.

A operação ‘Calambria’ foi levada a cabo por Inspetores da Unidade Regional do Centro no âmbito das suas competências de fiscalização de segurança alimentar e económica, tendo sido direcionada a estabelecimentos com atividades diversas, nomeadamente, talhos, peixarias, restauração e bebidas, mercearias, padarias, garrafeiras, frutarias, minimercados, retalhistas de artigos de vestuário e de decoração, floristas, lavandarias, óticas, oficinas, ginásios e drogarias.

A ASAE conclui adiantando que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores. ”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.