As obras de requalificação do Rossio e da recentemente encerrada Rua João Mendonça

1160
Rua João Mendonça, Aveiro.

O Vereador Rui Soares Carneiro teve oportunidade de no início desta semana visitar as obras de requalificação do Rossio e da recentemente encerrada Rua João Mendonça, por forma a auscultar os comerciantes e a perceber como seria possível melhorar a vivência desta intervenção com a afluência crescente de turistas nesta fase do ano.

É compreensível a insatisfação dos comerciantes da Rua João Mendonça pelo encerramento desta em pleno início de verão, a época com maior movimento e fonte de receitas do ano, bem como o aumento do isolamento a que parte dos operadores turísticos de moliceiros ficam votados durante esta intervenção. No entanto, não deixa de ser verdade que é inviável a suspensão das obras nesta fase de empreitada, não apenas por prolongar ainda mais no tempo a sua execução (já de si bastante longo), mas também pela imposição do término da obra enquadrada nos fundos comunitários, como forma de não perder a comparticipação europeia subjacente.

Não tendo sido antecipado este quadro e ajustado o seu cronograma quando haveria possibilidade para tal, cabe encontrar um equilíbrio entre a necessária intervenção e a mais que justa reivindicação dos comerciantes. Assim sendo, parece ser de bom senso criar condições de atratividade, comodidade e bem-estar para que concidadãos e turistas possam aceder a esta área da cidade, bastante concorrida nesta época. Como tal, deveria melhorar-se a comunicação e sinalética existentes de forma a aumentar a visibilidade das vias pedonais disponibilizadas para o comércio e operadores turísticos; a possibilidade de realinhar as bancas de venda de bilhetes turísticos, na Praça Humberto Delgado, a exemplo, de modo a não discriminar por falta de visibilidade e acessibilidade aos diferentes operadores; aproveitar os taipais de gradeamento da nova zona de obra para aí colocar uma exposição evocativa da história do Rossio, através de fotografias em grande formato, retratando as diferentes transformações e eventos que aí foram decorrendo; distribuir pela envolvente da Rua João Mendonça e Rossio pontos de visualização, através de imagens 3D, do que serão as diferentes perspetivas de toda a área após as obras estarem concluídas; e a tentativa de ajuste do cronograma, por parte do empreiteiro, para que os meios de transporte pesados acedam ao local da obra antes do período de atividade de comerciantes e operadores turísticos.

Há ainda uma outra medida, avançada por parte da ACA, que tem que ver com a isenção de taxas durante o período em que decorrerão as obras, mas que poderia trazer desigualdades de trato relativamente ao comércio penalizado anteriormente na Rua João Afonso de Aveiro, a título de exemplo.

Compreendendo a posição de todas as partes envolvidas nesta situação, pretende-se com estes contributos ajudar a que a Câmara possa, sem afetar os seus compromissos e objetivos, tornar a zona da obra mais atrativa e com mais capacidade de acolhimento a todos nós e a quem nos visita, ajudando os comerciantes e operadores na obtenção dos melhores resultados possíveis, nesta fase crucial do ano.

Vereação do PS de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.