Em pleno mês de agosto, turismo em alta, época em que se encontra um número considerável de pessoas a circular na cidade de Aveiro de férias: portugueses e estrangeiros, não temos artistas na rua.
Por Sara Tavares *
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Em pleno ano de capital portuguesa da cultura e Aveiro veta-lhes licenças de ocupação do espaço público.
Em Aveiro, ainda não existe o tão solicitado local, onde os artistas tenham possibilidade de se encontrar e criar em conjunto. Anunciou-se que o colégio Dr. Alberto Souto em Aradas iria ser remodelado e utilizado para essas funções… Aguardamos .
É mesmo inconcebível que uma cidade que se queria Capital Europeia da Cultura não tenha um local destes. É, igualmente, inimaginável que Aveiro não possua um espaço, onde se possam realizar residências artísticas no sentido de permitir a artistas locais e não locais que desenvolvam o seu processo criativo.
É impensável noutras cidades que os artistas tenham que pagar por uma sala para poder ensaiar ou criar. Em Aveiro pagam.
Como se sabe , uma das formas que os artistas têm, quer sejam músicos ou de outras artes performativas, de mostrar o seu trabalho e ganhar algum dinheiro, é, sem dúvida, a rua.
Na rua passam outros profissionais com quem poderão trabalhar em parceria, poder-se-ão criar sinergias de partilha e novos trabalhos. Na rua poder-se-á encontrar uma oportunidade de um espetáculo, de um convite para um determinado projeto. Em Aveiro não há essa possibilidade.
Em Assembleia Municipal, o Partido Socialista defendeu que os artistas deveriam ter respostas quanto aos seus pedidos de ocupação do espaço público. Dever-se-á dar oportunidade aos artistas de qualidade de Aveiro. Têm qualidade para atuar em alguns eventos, mas não terão para que lhes seja emitida uma licença de ocupação do espaço público? E como se define a qualidade? No parecer de uma única pessoa? Nas preferências artísticas de uma única pessoa? Chegam-nos cada vez mais queixas de artistas, tanto de jovens como de artistas já com alguma experiência.
Os artistas insurgem-se contra esta situação e muito bem!
Aveiro poderia ser uma cidade com animação de rua, com alegria e vivacidade. Seria, sem dúvida, uma mais valia tanto para quem trabalha na cidade como também para quem a escolhe para passear e usufruir da nossa ria, dos passeios de moliceiro, da beleza dos nossos edifícios de arte nova, da gastronomia e de toda a beleza desta cidade.
* Professora, vogal na Assembleia Municipal de Aveiro (PS).
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.