Autarquia de Ílhavo e Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinalaram a homologação do auto de consignação da empreitada de ‘Reabilitação e Manutenção da Defesa Aderente DA9’.
“Esta intervenção, a sul do esporão sul da praia da Costa Nova, visa efetuar a execução da reabilitação e reforço da estrutura longitudinal aderente com enrocamento de pedra a sul do Esporão, na praia da Costa Nova, numa extensão de 395 metros”, explica um comunicado municipal.
A obra é da responsabilidade da APA num investimento de 894.210 euros, sendo financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). O prazo estimado de execução é de seis meses.
Responsáveis autárquicos e da APA aproveitaram para visitar a obra já concluída de recuperação e estabilização do cordão dunar entre a praia Barra e Costa Nova, que envolveu uma extensão aproximada de 1.236 metros de passadiço e plantação de espécies autóctones, contribuindo para a fixação das areias.
Segundo o comunicado, o presidente da Câmara, João Campolargo, destacou a “importância da proteção do litoral e das suas populações e a necessidade de dar resposta atempada e adequada às principais vulnerabilidades climáticas atuais e futuras, nomeadamente as que são provocadas pelo impacto da subida do nível médio das águas do mar e pelo aumento de eventos extremos de precipitação e vento forte”.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.