O Arouca Geoparque viu o seu estatuto de Geoparque Mundial da UNESCO ser revalidado por mais quatro anos, no seguimento da reavaliação do desempenho da sua estrutura de gestão, na implementação de projetos e ações que visam o desenvolvimento sustentável do território, realizado em setembro de 2021.
Na sequência desta reavaliação, e ao abrigo de compromissos internacionais entre a UNESCO e os seus Estados-Membros, o Conselho dos Geoparques Mundiais da UNESCO decidiu atribuir “cartão verde” ao Arouca Geopark. Esta realidade reconhece e estende a validade a chancela ‘Geoparque Mundial da UNESCO’ até 2025, altura em que este território receberá nova missão de reavaliação da UNESCO.
Para a autarca Margarida Belém, também presidente da direção da Associação Geoparque Arouca, “esta renovação do reconhecimento internacional ao mais alto nível é prova do trabalho que, diariamente, desenvolvemos no terreno. Além disso, vem reforçar o sentido de responsabilidade da AGA e dos seus associados, do Município e de todos os arouquenses para a importância de continuar a trabalhar na proteção, valorização e promoção dos nossos recursos naturais e culturais”.
Esta designação é apenas atribuída aos territórios possuidores de Património Geológico de relevância internacional, onde se implementam e desenvolvam estratégias de valorização dos seus recursos endógenos, assentes na Geoconservação, Geoeducação e Geoturismo e que mantenham níveis de melhoria contínua, em prol do desenvolvimento sustentável da região.
Câmara de Arouca
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.