
Está ‘em marcha’ o concurso público para a empreitada de requalificação da antiga cadeia de Arouca para ser transformada em espaço destinado a acolher atividades turísticas.
Um projeto da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira que irá instalar no histórico edifício localizado no centro da Vila o chamado ‘Observatório das Montanhas Mágicas’.
O valor do preço base do procedimento é de 188.330 euros com um prazo de execução de 180 dias.
A ADRIMAG já viu aprovada uma candidatura para a comparticipação da obra pelo programa ‘NORTE 2020’.
O restauro do imóvel, considerado “de relevante valor histórico, patrimonial e cultural”, tem um cofinanciamento de 150.000 euros (85%).
Segundo a ADRIMAG, o projeto tem como objetivos “preservar, proteger e valorizar o património de relevante valor arquitetónico e histórico-cultural, com elevado interesse turístico, no território Montanhas Mágicas”, um programa intermunicipal de promoção turística.
Apoio ao turismo da natureza
Os municípios promotores e outros parceiros associados irão instalar na antiga cadeia um serviço de apoio ao acompanhamento, monitorização e dinamização da atividade turística naquele território. O ‘Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas’ permitirá “contribuir para concretização dos objetivos das estratégias locais, regionais e nacionais que promovem a valorização da excelência do património cultural e natural no contexto da dinamização da atividade turística, nomeadamente os objetivos da estratégia de desenvolvimento turístico sustentável da CETS – Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas.”
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.