Em 2011, com a vontade de oferecer melhores condições de mobilidade à comunidade, a Câmara Municipal de Sever do Vouga idealizou um serviço de transporte que aproximasse as freguesias do centro da Vila.
O desafio foi lançado à Transdev, surgindo o SeverIN. Hoje, o mini autocarro é um exemplo de sucesso replicado em outros 13 concelhos.
O projeto, que foi alvo de melhorias e, a partir de janeiro, entra numa nova fase, será apresentado publicamente, no dia 21 de dezembro, pelas 11:00, no salão nobre da autarquia severense.
Durante a apresentação, responsáveis da Câmara Municipal de Sever do Vouga e da Transdev vão fazer um balanço dos sete anos de funcionamento do projeto, bem como apresentar as novidades relativamente a este serviço.
Para a Câmara Municipal de Sever do Vouga, o SeverIN contribuiu para uma mobilidade mais acessível. “Nem todos possuem transporte próprio e a nossa principal preocupação foi promover uma maior inclusão social, ao aproximar as localidades mais afastadas do centro da vila, garantindo uma maior autonomia às pessoas, sobretudo aos idosos”, explica a autarquia.
Para Álvaro Pimenta, diretor de exploração da Transdev, “o facto de, sete anos após a sua implementação e em conjunto com a autarquia, continuarmos a desenvolver este serviço demonstra a nossa vontade de disponibilizar à população de Sever do Vouga uma solução de transporte adaptada às suas necessidades. Por isso, o reforço da rede, com o acréscimo de mais uma linha e ligações entre os principais polos geradores de fluxos do concelho, tem como objetivo melhorar a mobilidade de quem vive, estuda ou trabalha em Sever do Vouga”.
Município de Sever do Vouga