A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu cerca de seis toneladas de pescado subdimensionado durante uma ação de fiscalização realizada na passada quinta-feira na freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo.
Os guardas abordaram uma embarcação de pesca, verificando que tinha excedido o limite diário de captura de sardinha. Numa outra, detetaram lula e polvo subdimensionados, assim como atum rabilho esviscerado transformado a bordo, o que constitui uma prática não licenciada.
No total, a GNR apreendeu 5.926 quilos de sardinha, 65 quilos de atum rabilho, 78 quilos de lula e 14 quilos de polvo vulgar subdimensionados.
N altura foram, ainda, identificados os mestres das embarcações e elaborados os respetivos autos de contraordenação. Os armadores incorrem em coimas que podem ascender aos 75 mil euros.
O pescado apreendido foi sujeito a inspeção sanitária, tendo a sardinha e o atum rabilho sido considerados impróprios para consumo e as restantes espécies doadas a instituições de solidariedade social.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.