A Administração do Porto de Aveiro (APA) lançou um concurso público para a elaboração do ‘Projeto de Requalificação do Forte da Barra’, uma intervenção que vai abranger a zona envolvente do edificado que irá ser reconvertido com fins hoteleiros no âmbito de uma concessão já assinada.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O valor do preço base do procedimento é de 125.000 euros, com um prazo de entrega de 180 dias.
A APA pretende com este projeto, que tem sido preparado nos últimos anos, executar um arranjo urbanístico da zona envolvente ao velho forte, assim como intervir no edificado de que é proprietária, nomeadamente na antiga sede da Junta Autónoma da Barra e da Ria de Aveiro (JABRA), usada como ‘arrumos’ e espaço de arquivo, e nos armazéns (oficina).
Após os trabalhos de restauro, os imóveis deverão ficar dotados de espaços adequados a novas funcionalidades, como auditório e núcleo museuológico.
O arranjo urbanístico pretende adequar o espaço público à reabilitação do antigo Forte da Barra, que foi a primeira fortificação portuguesa a ser concessionada ao abrigo do programa Revive para fins turísticos. O secular edifício foi também cadeia e depois acolheu uma pequena torre de sinalização de apoio à navegação marítima, ainda existente.
Artigo relacionado
Marcas históricas do Forte da Barra não vão ser apagadas na requalificação
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.