APA garante 500 mil euros para reabilitação do Rio Cértima entre Anadia e Mealhada

133
Rio Cértima, Anadia.
Dreamweb 728×90 – Video I

Os municípios de Anadia e Mealhada assinaram um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) destinado a trabalhos de reabilitação e revalorização do Rio Cértima, prevendo-se um investimento de cerca de meio milhão de euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

De acordo com um comunicado da autarquia da Mealhada, a intervenção vai abranger cerca de 32 quilómetros do rio Cértima, em dois troços sensivelmente com o mesmo comprimento.
A obra, apoiada pelo Fundo Ambiental, tem o prazo de execução de 120 dias.

O objetivo passa por “minimizar os efeitos das cheias”, que atingem habitualmente áreas agrícolas e garantir a segurança das pessoas e bens.

Estão em causa trabalhos de estabilização, renaturalização e melhoria integrada dos corredores ribeirinhos, “conciliando soluções hidráulicas com soluções baseadas na natureza, promotoras da retenção natural.”

A autarquia da Mealhada pretende proceder, posteriormente, a revitalização das margens, valorização da fauna e da flora, criação de percursos pedestres e cicláveis e zonas de estar, contando para isso com eventual apoio do Fundo Ambiental.

O presidente da APA, Pimenta Machado, informou que serão reabilitados 32 quilómetros de um total de 500 a executar por todo o país, com recurso a materiais naturais como a madeira para melhorar as condições do rio. O responsável adiantou, ainda, que o programa Portugal 2030 irá tornar possível o financiamento de outras obras deste género.

Artigo relacionado

Mealhada e Anadia adjudicam empreitada de “reabilitação e valorização” do rio Cértima

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.