A Universidade de Aveiro é a nossa casa comum. Fundada em 1973 e pioneira a nível nacional na oferta formativa em diversas áreas, a Universidade de Aveiro é hoje considerada uma das mais inovadoras universidades europeias, conhecida pela sua qualidade de ensino e de investigação,pelo fomento do espírito crítico, pela aposta na cooperação com o tecido empresarial e também com crescente implementação ao nível da internacionalização. É presentemente frequentada por estudantes de 95 nacionalidades.
Por Pedro Oliveira *
A universidade constrói cada indivíduo, não só enquanto técnico ou profissional, mas igualmente enquanto pessoa. É por isso tão importante esta formação superior e os necessários anos que se passam neste ambiente, onde – em regra – se regressa com regozijo e movido pelas melhores recordações.
É desta Universidade, da nossa Universidade de Aveiro, que enquanto antigos alunos queremos ser os principais Embaixadores, como forma de,por um lado, testemunharmos a excelência do seu ensino, da sua investigação e da sua formação nos campi de Águeda, Oliveira de Azeméis e Aveiro, e de, por outro lado, darmos voz a uma organização que se espelha num campus central único, que traduz uma vivência académica de intensidade muito peculiar. O convívio entre diferentes áreas do saber e diversas nacionalidades ocorre num local de rara beleza arquitetónica e paisagista, em estreita ligação com a água, o sal, e a luz com que a região de Aveiro é abundantemente contemplada.
A ligação aos campi de Águeda e de Oliveira de Azeméis é uma aposta vencedora, porquanto o sistema binário da UA permite o contacto entre ensino universitário e politécnico, aí residindo, aliás, uma outra mais-valia da Universidade de Aveiro.
A cooperação com a sociedade e o seu tecido industrial, cultural, associativo e empreendedor é outra das prioridades, ajudando a demonstrar como
tantas e tantas vezes se pode fazer diferente, cruzando a incorporação do conhecimento que se leva das formações obtidas e a sequência das experiências profissionais e pessoais que se vão coligindo.
Neste contexto, formulo dois convites.O primeiro é para que voltem à Universidade,visando reciclar conhecimentos ou investir em novas competências. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do programa “Aveiro Education and Social Aliance”, a UA preparou um a oferta ampla e diversificada que se encontra, deste modo, ao dispor, com uma carteira personalizada e com opções ajustadas às diferentes pretensões de cada um.
Sendo hoje um dado adquirido que a formação ao longo da vida é um vetor essencial e que o mercado de trabalho exige novas aptidões e uma permanente atualização, por vezes até requalificação, é da maior importância que possam ter a oportunidade de concluir ciclos de estudos,complementar formações com outras unidades curriculares, ou frequentar unidades curriculares de acordo com o interesse, a necessidade ou o gosto pessoal. Estas ofertas enquadram-se nos denominados Impulso Jovem STEAM e Incentivo Adultos, com formações novas, cursos de especialização modernos e abrangentes e uma imensa panóplia de microcredenciais.
É para engrandecer este projeto, de dinamização de uma rede de networking, de promoção das competências e das formações “made in UA”,comunicação de oportunidades de emprego, disseminação de uma rede de parceiros, de organização de eventos e de momentos de convívio, que vos convido, de igual forma, a aderir à Associação de Antigos Alunos, onde poderemos valorizar e aprofundar o sentimento de pertença à Universidade de Aveiro, assumindo – com orgulho e entusiasmo- que somos dela membros efetivos, mantendo presente esta inesquecível ligação afetiva.
* Presidente da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro. Artigo publicado originalmente na Revista Linhas nº 38.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.