O município de Anadia e a atleta Sandra Semedo firmaram, no passado dia 27 de setembro, nos Paços do Município, um contrato-programa de patrocínio desportivo, destinado a apoiar a aquisição de uma tricicleta adaptada.
Recorde-se que Sandra Semedo, praticante de atletismo, tem alcançado excelentes resultados na especialidade de tricicleta, sendo a atual campeã nacional de todas as distâncias da sua categoria e detentora de vários recordes portugueses nas classes RR2 e RR3.
A nível internacional, conta já com diversas medalhas obtidas em representação de Portugal, tendo, em agosto último, conquistado duas medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral, que decorreram em Sant Cugat (Espanha).
Com o apoio agora concedido, será possível a construção de uma nova tricicleta adaptada à atleta, que lhe permitirá competir em pé de igualdade com as suas adversárias, o que até agora não acontecia.
O equipamento que Sandra Semedo vem utilizando, no âmbito da sua atividade na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, sob a orientação de Ana Nunes, selecionadora nacional da modalidade, é antigo e desajustado face às atuais exigências competitivas. A ideia da construção da nova tricicleta foi de Celetino Pêgo, empresário do concelho de Anadia, que desenvolve projetos e fabrica equipamentos e acessórios para desporto adaptado, e que também apoia a atleta.
Sandra Semedo é embaixadora da candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020, tendo, na sua mensagem de apoio, afirmado que “o desporto tem-me proporcionado ultrapassar limites que julgava impossíveis e encontrar alegrias que desconhecia e acredito que a nova realidade que surgirá com o sucesso desta iniciativa permitirá a muitas pessoas experimentarem essas mesmas sensações”.
Município de Anadia