O município de Anadia e o Agrupamento de Escolas de Anadia (AEA) estão a dinamizar o projeto ‘Analfabetismo Zero’, lançado com “o objetivo de melhorar os níveis de qualificação de adultos mediante a validação de competências ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico.”
Pioneiro no concelho de Anadia, decorre no âmbito do Centro Qualifica e conta com alunos oriundos de vários pontos do concelho que irão frequentar módulos de 50 horas, dois dias por semana, num total de quatro horas semanais.
A formação, que tem lugar numa sala do Edifício Dr. Luís Navega, na Curia, cedida pelo Município de Anadia, dará direito, no final, a um certificado.
Na abertura do projeto, o diretor do AEA, Jorge Humberto, destacou a importância desta iniciativa que permite “dar outro tipo de qualificações”.
A Câmara dá o apoio que “permite garantir todas as condições para o bom funcionamento do programa, nomeadamente no que respeita a instalações e a transportes e materiais para os alunos.”
A presidente, Maria Teresa Cardoso, mostrou-se satisfeita com o arranque do programa, realçando o seu carácter inovador no concelho. Um projeto que está dentro dos objetivos “enquanto Cidade Educadora, uma vez que permite a inclusão e a igualdade de oportunidades.”
Um dos princípios da Carta das Cidades Educadoras “é facilitar o acesso a conhecimentos e saberes que transmitam valores e atitudes para que as pessoas possam desenvolver as suas capacidades e virem a ser agentes ativos no desenvolvimento das suas comunidades.”