O município de Anadia adjudicou a aquisição de 80 unidades metálicas para colocação de contentores de recolha de biorresíduos com controlo de acesso pelo valor de 225.000 euros.
Segundo adianta a autarquia em comunicado, “esta ação faz parte de uma candidatura mais abrangente”, no valor de cerca de 570 mil euros, apresentada no âmbito do ‘Aviso POSEUR 11-2020-15’, que foi já aprovada para ser comparticipada a 70%.
“O projeto inclui ainda a aquisição de uma viatura para a recolha de biorresíduos, com sistema integrado de lavagem de contentores, entretanto, já adjudicada, bem como a aquisição de 80 contentores, 2500 baldes para as habitações e uma plataforma eletrónica que funcionará como observatório de gestão de resíduos”.
A Câmara explica que a aquisição destes equipamentos “vai permitir a implementação de uma rede de recolha seletiva de biorresíduos na origem” que ser+a dotada de “um sistema inteligente” capaz de efetuar a monitorização do parque de contentores (controlo de acessos, estatística de utilização por utilizador, nível de enchimento dos contentores e recolhas realizadas, entre outros dados).
A Diretiva Europeia 2018/851 estabelece para o ano de 2023 a concretização da recolha seletiva ou separação e reciclagem na origem de biorresíduos.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.