Anadia: GOP para ano de final de mandato conclui obras e lança novos projetos

404
Anadia, Paços de Concelho.

A Câmara de Anadia aprovou, com os votos contra dos eleitos do PSD e PS, proposta de orçamento municipal para 2025, que atinge 42,095 milhões de euros, bem como as Grandes Opções do Plano (GOP).

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Teresa Cardoso, líder da edilidade, eleita pelo Movimento Independente Anadia Primeiro (MIAP), assume que 2025 será “um ano de conclusão de mandato autárquico, mas também como um desafio, porque a dinâmica autárquica e as oportunidades que vão surgindo assim o exigem”.

Em comunicado, a edil, a cumprir o terceiro e último mandato permitido por lei,  perspetiva 2025 como “um ano de conclusão de algumas obras importantes para o concelho, mas também como o início de outros investimentos que se afiguram necessários e de vital importância para o desenvolvimento do concelho de Anadia”.

Assim, “a estratégia apresentada assenta na continuidade, com o conforto de conclusão de investimentos”, assumindo, contudo, uma “ambição renovada pela oportunidade de continuar a gerar desenvolvimento e contribuir para o progresso em diversas áreas”.

Habitação (17%), Ensino não superior (11%), Serviços Auxiliares de Ensino (8%), Transportes Rodoviários (8%), Ordenamento do Território (7%), Resíduos Sólidos (7%), Abastecimento de água (6%), Indústria e Energia (5%), Cultura (4%), Proteção do meio ambiente (4%), Transferências entre Administrações (4%), são as rubricas que absorvem as maiores verbas do orçamento para 2025.

Segundo a Câmara, as GOP registam um incremento de cerca de 18% em relação a 2024, atingindo um valor de 25,137 milhões de euros.

“As funções sociais apresentam o maior aumento, quase duplicando o valor, com investimentos significativos, com destaque para as áreas da Educação, da Ação Social, da Habitação, do Ordenamento do Território, da Água e dos Resíduos, bem como da Proteção do Meio Ambiente e da Cultura”, explica a nota de imprensa.

» Educação: Investimentos associados à requalificação da EB 2/3 de Vilarinho do Bairro e a ampliação do Centro Escolar de Tamengos;

» Habitação: Conclusão da construção de 16 fogos, em Ancas, e de 21 fogos, em Sangalhos, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do Município, que irá permitir o arrendamento apoiado e acessível. Está ainda previsto o início da requalificação da Casa dos Castilhos, em Aguim, para alojamento temporário;

» Funções Económicas: Conclusão da construção da Área de Acolhimento Empresarial de Vale do Salgueiro (Alféloas) e a ampliação da existente em Amoreira da Gândara;

» Abastecimento de água: Para além da conclusão das empreitadas adjudicadas e em curso e outros novos investimentos na remodelação da rede, destaca-se ainda um investimento significativo em moderna tecnologia, associado à instalação de novos equipamentos de telemetria.

» Juntas de Freguesia: Incremento na ordem dos 5%, face a ao ano transato, reforçando assim a sua capacidade financeira para a atividade corrente e para a realização de investimentos.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.