A Assembleia Municipal de Anadia aprovou por maioria uma moção apresentada pela presidente da Câmara, Maria Teresa Cardoso, “em que rejeita o traçado da Linha de Alta Velocidade no concelho.”
Na votação da proposta, a bancada do Partido Socialista optou pela abstenção.
Segundo um comunicado da edilidade, a presidente da Càmara considera que o projeto do Governo para a Linha de Alta Velocidade “é penalizador para o concelho de Anadia, porquanto o traçado apresentado irá sobrepor-se a uma das maiores manchas vitivinícolas da região demarcada da Bairrada, criando assim um impacto fortemente negativo num dos setores mais importantes da economia local”.
O corredor ferroviário previsto “é tão impactante que chega mesmo a aniquilar projetos enoturisticos de excelência no município” alerta a autarca, para quem “o gigantesco investimento, em termos de custo / benefício, não acrescentará qualquer mais-valia ao desenvolvimento económico do concelho” e, assim, “não se justifica”.
É antecipado um “impacto negativo” do traçado para as populações residentes nas áreas limítrofes, a nível paisagístico, de ruído, criando um grande transtorno ao nível da própria mobilidade.
A decisão do Governo português é considerada, por isso, “incompreensível” e “penalizadora”, configurando “uma desconsideração para com as populações e os empreendedores locais”.
Ainda seguindo a líder da edilidade, a medida contribuirá para o desinvestimento no concelho, “já por natureza penalizado com a falta de um nó da autoestrada” que seria “fundamental para o desenvolvimento económico de Anadia” mas não tem merecido acolhimento governamental.
A moção vai ser remetida ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro-Ministro, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação, aos vários grupos parlamentares da Assembleia da República, à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.