Aveiro, Paços de Concelho.

A cidade de Aveiro vai receber, ainda antes do Verão, a próxima ‘cimeira’ de municípios da Região Centro e da província espanhola de Salamanca que tem funcionado como lobby a favor da ligação de alta velocidade Aveiro – Viseu – Salamanca.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo informação dada pelo presidente da Câmara na Assembleia Municipal, o encontro servirá “para entregar ao Governo” que sair das eleições antecipadas “uma carta de compromisso e de desafio”, dando sequência à declaração conjunta feita aquando da ‘Conferência do Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico’ realizada a 9 de abril na Guarda.

“Nós temos de dizer ao novo Governo, seja ele qual for, que esta matéria é de capital importância para Portugal. Não queremos dizer que esta ligação prevista na rede transeuropeia de há 30 anos é a melhor solução do mundo e as outras, a norte e sul, são a pior coisa; o que definimos em termos de gestão estratégica é a luta pela prioridade principal do Pais, que é esta”, explicou Ribau Esteves.

O assunto discutiu-se após intervenções de deputados municipais do Bloco de Esquerda, CDS e PSD que aludiram ao Plano Ferroviário Nacional (PFN) publicado em Diário da República, o qual mantém Aveiro – Vilar Formoso depois de notícias no sentido contrário.

“Nem o plano é uma grande notícia, nem o abandono é verdade. É um plano tão positivo como os três anteriores, que não serviram de nada. O objetivo não está abandonado pelo Governo”, disse o autarca, relembrando a aposta reiterada neste corredor.

O importante agora é garantir financiamento. “Está no plano ? Ainda bem, mas já estamos cansados de estar no plano; a luta é estar no plano de investimentos. Vamos no quarto plano e ainda não temos plano de investimento com cronograma como temos na Alta Velocidade Lisboa – Porto”, lembrou.

O PFN aprovado pelo Governo demissionário prevê a construção faseada de uma nova linha ferroviária entre Aveiro e Vilar Formoso, com separação de tráfegos, à semelhança do Eixo Atlântico: uma Linha de Alta Velocidade (LAV) para passageiros (Aveiro / Vilar Formoso) e a Linha da Beira Alta, que será dedicada a passageiros e mercadorias.

“Vamos continuar a trabalhar com um lobby que conseguiu congregar pela primeira vez as Comunidades Intermunicipais da Região Centro”, salientou Ribau Esteves, alcançando uma representatividade que superou os encontros idênticos anteriores, em Salamanca e Viseu.

Artigos relacionados

Região de Aveiro congratula-se com alta velocidade até Vilar Formoso

Autarcas continuam a defender a linha de alta velocidade Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca

Conferência de Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico

Alta Velocidade: Governo “deixa cair” o Aveiro-Salamanca

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.