O Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa, em Albergaria-A-Velha recebeu desde 1 de março de 2022 um total de 696 peregrinos, “número em linha com a média registada nos anos pré-pandémicos”, informa a Câmara de Albergaria-A-Velha, proprietária e dinamizadora daquele espaço de alojamento.
Durante o corrente ano, o albergue acolheu peregrinos de 42 nacionalidades, sendo que 542 rumavam a Santiago de Compostela e 154 a Fátima.
577 percorriam o caminho a pé, 111 de bicicleta, 7 em carro de apoio e registou-se, ainda, 1 peregrino com mobilidade condicionada (cadeira de rodas).
O algerbue apoia a dinamização dos percursos ‘Caminhos de Santiago’ e ‘Caminho de Fátima’ que passam pelo concelho, de forma “a defender e transmitir o espírito da Peregrinação Jacobeia, nas suas componentes histórica, cultural e prática”, bem como a “promover/desenvolver a Hospitalidade no Caminho”.
Como está encerrado no período de inverno de dezembro 2022 a 28 de fevereiro 2023, o município aconselha os peregrinos a procurarem hospedagem alternativa na localidade, contactando o serviço de turismo municipal.
Local de encontro e partilha de experiências
Além de ser um espaço para pernoitar, o albergue é usado pela edilidade como “um local de encontro para a partilha de experiências, com a apresentação de livros e a promoção de tertúlias” que em 2022 abordaram temas tão diversos como a experiência de ser albergueiro/hospitaleiro, a preparação física e material para a peregrinação ou as vivências nos Caminhos até Santiago de Compostela. Simone Poujade, Pedro Gil de Vasconcelos, Vasco Curado, Joaquim Donário e Vítor Carvalho foram os oradores convidados que passaram pelo Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.