
“Enquanto albergariense e autarca, é uma enorme honra fazer parte da história de um Concelho que, apesar da sua dimensão, tanto acrescenta à nossa região e ao nosso país.” O presidente da Câmara de Albergaria-A-Velha aproveitou a sessão solene dos 190 anos do concelho, este sábado, para uma primeira despedida e agradecimento, já que cumpre o terceiro e último mandato seguido que a lei permite.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
“Será porventura uma das últimas ocasiões em que me dirijo publicamente a todos vós enquanto presidente de Câmara e, como tal, este dia reveste-se de especial significado para mim. Neste sentido, não poderia deixar de prestar a minha sincera homenagem e agradecimento a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, acompanharam e contribuíram para o trabalho desenvolvido pelo município durante a última década”, afirmou António Loureiro.
Colaboradores do município, parceiros sociais, freguesias, coletividades e instituições motivaram do edil um “obrigado pelo apoio e colaboração permanente”, relevando o “extraordinário caminho” percorrido “em prol do desenvolvimento coletivo, da melhoria da qualidade de vida das pessoas e da perspetiva de um futuro melhor para as novas gerações”, sublinhando ao longo do discurso “um conjunto de ações e estratégias” implementadas “que terão um papel decisivo para o futuro do nosso concelho”.
António Loureiro aludiu, entre outras ‘conquistas’, as “boas práticas de desenvolvimento sustentável”, figurando nos “20 melhores municípios do País” e a ação de “referência” na mobilidade suave. Lembrou a atribuição do Selo Europeu de Excelência na Governação e o lançamento das “bases para uma capacitação cada vez maior e mais inclusiva” dos jovens, que passou também pela requalificação do parque escolar.
Já o Programa 1º Direito “reforçou a ação”, “permitindo a muitas famílias o acesso digno a uma habitação”. O edil relembrou ainda os projetos de construção e requalificação de equipamentos de saúde por todo o concelho.
Na cultura, destacou a atividade do Cineteatro Alba, que comemora 75 anos.
Já no desenvolvimento económico, referiu indicadores que “colocam o município como um dos principais exportadores do país, à frente de várias capitais de distrito”. Uma dinâmica que levou à criação mais de 2.500 postos de trabalho entre 2014 e 2023, elevando para quase 10.000 o número de colaboradores das empresas locais.
Continuar para ler discurso do Presidente da Câmara, António Loureiro.
Artigo relacionado
Bombeiros de Albergaria-A-Velha recebem a mais alta condecoração municipal
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.