A Câmara de Albergaria-A-Velha “pediu esclarecimentos e manifestou desagrado” com alguns contornos do projeto que está a ser desenvolvimento para fazer passar pelo concelho a futura linha ferroviária de ‘alta velocidade’.
Informação transmitida ao executivo camarário pelo vice-presidente Delfim Bismarck na sequência de uma reunião de trabalho mantida, recentemente, com responsáveis da Infraestruturas de Portugal (IP) e da empresa projetista da nova ligação de comboios alternativa à Linha do Norte.
Está previsto localizar entre as freguesias de Albergaria-A-Velha e Canelas, no vizinho concelho de Estarreja, uma das novas estações da ‘alta velocidade’, que terá um traçado sem passar pela cidade de Aveiro.
Segundo o vice-presidente, a Câmara de Albergaria-a-Velha “pediu esclarecimentos e manifestou o seu desagrado face ao impacto que a obra terá no território municipal e na região, designadamente em matéria ambiental, agrícola, económica, perímetros urbanos, património cultural e turismo”.
A IP pretenderá que o comboio de ‘alta velocidade’ seja movido com energias alternativas (hidrogénio) e em bitola ibérica.
Nesta fase, ainda de acordo com Delfim Bismarck, existirá um estudo prévio e uma avaliação ambiental datada de 2009 para uma das opções em análise, bem como estudos de compromissos urbanísticos, síntese de condicionantes e de ordenamento para as duas alternativas de traçado em análise (uma a nascente da Auto Estrada do Norte A1 e outra a poente).
A edilidade pretende reunir com o ministro das Infraestruturas para obter mais informações.
Artigos relacionados
Alta velocidade liga Aveiro e Porto até 2028
Obras para a alta velocidade começam em 2023
A Alta Velocidade e Ferrovia em Aveiro
Aveiro: Estação Central recebe comboios de alta velocidade
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.