A Câmara de Albergaria-A-Velha deu ‘luz verde’, por unanimidade, à ‘Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico’ do concelho, que segue para discussão e votação na Assembleia Municipal.
A proposta, que resultou de “mais de um ano de intenso trabalho”, define “a ambição” do município para a próxima década, através de um “plano de ação” no qual são identificadas 20 “ações concretas” a desenvolver localmente, assim como os objetivos a alcançar.
A ‘Estratégia Albergaria 2030’ comportará um investimento previsto superior a 15 milhões de euros na promoção do “ecossistema empreendedor” do concelho, aumentando a atratividade de empresas e expansão das atuais.
“Eixos de atuação”
» Educação e formação;
» Apoio ao empreendedorismo:
» Desenvolvimento industrial e internacionalização.
‘Plano Albergaria Empreende +’ “lançou as bases”
A maioria CDS-PP liderada por António Loureiro destacou “os bons resultados” alcançados pelo ‘Plano Albergaria Empreende +” na criação de condições para fixar investimento e criar uma cultura empreendedora e de inovação, tendo sido investidos 3,7 milhões de euros na dinamização da zona industrial (117 autorizações emitidas nos sectores do comércio, indústria, armazéns), que permitiu aumentar 19% o número de funcionários em empresas ali instaladas. Este e outros apoios, como mais de oitenta ações de empreendedorismo, permitiram “lançar as bases para o futuro”, traçando novas metas para a próxima década.
Na discussão camarária da proposta, o vereador Pedro Pintor (PSD) disse que importa “criar um novo dinamismo” para ficar mais jovens famílias, alertando, no entanto, para a necessidade de “intervir” no mercado habitacional que permita o acolhimento de novos residentes, assim como “disponibilizar a oferta de formação técnica”, como tem acontece em concelhos vizinhos.
Artigos relacionados
Albergaria-A-Velha: Autarquia abre candidaturas a incentivos para empreendedores
Adjudicada ampliação da zona industrial de Albergaria-A-Velha
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.