O município de Albergaria-A-Velha vai recorrer a um financiamento bancário de médio / longo prazo até 1,4 milhões de euros no início de 2019 para expandir a zona industrial do concelho.
O projeto ‘em cima da mesa’ serve para corresponder à necessidade da aquisição de terrenos para dinamizar a atividade empresarial e o emprego.
A maioria CDS garante que acautelou os encargos do empréstimo a pagar em 20 anos. A dívida total do município, reportada a 30 de setembro de 2018, era de 5,6 milhões de euros, com uma margem utilizável para efeitos de aumento da dívida total de 1,8 mihões.
A proposta passou no executivo com um voto contra de António Almeida (PSD), por entender que faltavam “mais esclarecimentos, designadamente quanto aos projetos, infraestruturas e zona de intervenção/ampliação previstos, uma vez que são projetos de elevado investimento que irão refletir-se nos próximos mandatos autárquicos e hipotecar o futuro do concelho”.
António Loureiro, presidente da Câmara, enquadrou o investimento na “estratégia municipal” inscrita no projeto ‘Albergaria Empreende+’, que tem inclusivamente uma candidatura aprovada.
Além de adquirir mais terrenos para ampliação de empresas e atração de outros investimentos, será dada prioridade à infraestruturação de alguns arruamentos.