Albergaria-A-Velha / Plano de Atividades: Apoio a lesados pelos incêndios “é desafio acrescido” em 2025

102
Município de Albergaria-A-Velha.
Natalim3

Os “gravíssimos incêndios” florestais de setembro passado que “colocaram todo o Concelho” de Albergaria-A-Velha “em situação de calamidade”, provocando “danos e prejuízos de milhões de euros”, incluindo perda de vidas humanas, configuram “um desafio acrescido para 2025, considerando a já exigente gestão municipal”. Alerta deixado pela Câmara nas Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Após os levantamentos de prejuízos e candidaturas a apoios, em 2025 continuará o empenho municipal na “recuperação, que é sempre muito mais morosa”, importando “apoiar as pessoas afetadas, e mobilizar todos os esforços para que os apoios sejam prestados com segurança, mas de uma forma rápida e eficaz, que permita um regresso à normalidade, o mais rapidamente possível.” No âmbito autárquico, foram apresentadas candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal para apoio à reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos públicos municipais de suporte às populações destruídos pelos incêndios.

2025 “conclui um ciclo”, marcando o fim do atual mandato autárquico, a maioria CDS liderada por António Loureiro, que atinge o limite de mandatos, pretende continuar “a trabalhar com determinação, estabilidade, abertura, robustez e transparência, numa relação de proximidade com todas e todos, para promoção da melhoria da qualidade de vida no concelho”.

Apesar disso, a Câmara assegura que o orçamento municipal de 42,515 milhões de euros dá execução a novos projetos, “que necessita de grande empenho para a sua concretização”, com investimentos propostos que “são transversais a quase todos os níveis”.

Apostas inscritas nas GOP

» Continuar a criar mais centralidade em todas as Freguesias;
» Criação de Museu Nacional e Arquivo Histórico dos Recursos Hídricos;
» Continuar a execução da estratégia de desenvolvimento empresarial, em especial na Zona Industrial;
» Nova fase da requalificação do Parque Escolar e criação de Ambientes Educativos Inovadores;
» Conclusão a construção e requalificação dos edifícios de Saúde;
» Requalificação de conjuntos habitacionais municipais e um concurso público para a construção de dezanove casas;
» Continuação do projeto de transporte flexível ALBUS.
» Requalificação da zona da Estação do Caminho de Ferro, no centro da cidade, já contratualizado com as Infraestruturas de Portugal;
» Concluir a aquisição de terrenos para o Parque da Cidade de Albergaria-a-Velha (terrenos já parcialmente adquiridos e projeto aprovado).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Natalim3