“Os portugueses passam, em média, 129 minutos por dia nas redes sociais”. Foi com esta citação de um jornal diário que António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, apresentou o projeto “O Nosso Bairro – A Arte de Bem Receber”, que consiste na criação de um Bairro Comercial Digital em Albergaria-a-Velha. Para o autarca, é necessário potenciar as atividades económicas em formato digital, aproveitando a utilização crescente das ferramentas tecnológicas pelas diferentes faixas da população.
A apresentação oficial do projeto “O Nosso Bairro – A Arte de Bem Receber” decorreu ontem, na sessão informativa “Incentivos para a Digitalização dos Serviços e Comércio Local”, que reuniu algumas dezenas de operadores de comércio e serviços na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. O projeto, em fase de elaboração de candidatura, resulta de um consórcio entre o Município, a SEMA – Associação Empresarial e a Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha.
O Bairro Comercial Digital é uma estrutura de elevada densidade comercial suportada num ambiente tecnológico avançado. Além da plataforma digital – página de Internet, App e Marketplace – que reunirá os vários operadores económicos aderentes, o projeto incluirá outras componentes, como a formação/capacitação das pessoas envolvidas, a criação de uma identidade visual única do bairro, a intervenção no espaço urbano (instalação de wi-fi na área, colocação de mobiliário com componentes digitais, melhorias na mobilidade) e a dinamização cultural e turística como alavanca do comércio tradicional.
Com a pandemia Covid-19 verificou-se uma alteração comportamental nos consumidores, que reforçou o papel da vertente digital do comércio. Promovendo a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócios, expande-se o mercado potencial dos estabelecimentos locais, atraindo novos clientes e potenciando a criação de novos projetos e oportunidades de emprego.
Numa primeira fase, o Bairro Comercial Digital ficará restringido a uma zona delimitada do centro urbano de Albergaria-a-Velha, por exigência da candidatura. Mas António Loureiro salientou que, no futuro, haverá a possibilidade de aumentar a área abrangida.
Na sessão informativa “Incentivos para a Digitalização dos Serviços e Comércio Local” foram abordados outros temas, como o “Papel das associações empresariais na transição digital das PME”, os “Incentivos e apoios ao comércio local – Componente 16 – Empresas 4.0 do Plano de Recuperação e Resiliência” e a Campanha de Natal de promoção do comércio local – “Aqui Vivo, Aqui Compro”. Os oradores convidados foram Maribel Marques, Presidente da SEMA; Pedro Marques, Presidente da Prave; Rui Seabra, do IAPMEI e Filomena Dias, da FORGESP.
Para mais informações sobre estes projetos, as pessoas interessadas podem dirigir-se à Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha.
Câmara de Albergaria-A-Velha
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.