A Câmara de Albergaria-A-Velha aumento para 20 o número máximo de bolsas de estudo a atribuir a estudantes do ensino superior com dificuldades económicas.
“Este é o segundo aumento que o executivo realiza após em 2015 o número de bolsas ter passado de 10 para 15”, refere um comunicado.
O período de candidaturas para o ano letivo 2019/2020 decorre entre 23 setembro e 31 outubro de 2019.
A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária, equivalente a 30 por cento do salário mínimo nacional, para comparticipação nos encargos normais inerentes à frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente carenciados residentes no Município de Albergaria-a-Velha.
A bolsa de estudo tem a duração de 10 meses, correspondente ao ano escolar e é paga em prestações mensais.
Para de afirmar-se como “uma ajuda financeira importante para estudantes com dificuldades económicas”, a atribuição de bolsas de estudo pretende, ainda, “estimular a frequência de cursos superiores melhorando, dessa forma, o tecido económico do município e dotando-o de quadros técnicos superiores, por forma a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”.
As bolsas de estudo são para estudantes residentes no concelho de Albergaria-a-Velha, que não sejam detentores de bacharelato ou licenciatura e que tenham tido aproveitamento escolar no ano letivo anterior ao da candidatura. Os candidatos não podem possuir por si só ou através do agregado familiar em que se integram, um rendimento mensal per capita superior ao Salário Mínimo Nacional.