A Câmara de Albergaria-A-Velha decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e suspender as aulas nas escolas do concelho, esta segunda-feira, devido aos fogos florestais, mobilizando todos os meios municipais para apoiar o combate às chamas (em atualização).
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O incêndio florestal que veio de Oliveira de Azeméis passou para o vizinho concelho de Albergaria-A-Velha, ainda na noite de ontem. Mas existem outros focos ativos, devido a projeções causadas pelo vento que se faz sentir.
Há registo de casas e outros equipamentos atingidos pelas chamas. A população foi avisada para reforçar as medidas de prevenção. A meio da manhã, foi ativado, também, o Plano Distrital de Emergência de Aveiro.
Segundo o presidente da Câmara de Albergaria-A-Velha, quatro casas, dois stands de automóveis e dois pavilhões foram atingidos pelas chamas. “Não temos meios suficientes, tendo em conta as frentes ativas”, alertou António Loureiro em declarações à Rádio Antena 1, confirmando, também, a evacuação de alguns bairros residenciais “por precaução”. Um balanço já desatualizado, atendendo ao evoluir desfavorável da situação, nomeadamente com outros danos materiais.
Na zona florestal próxima do restaurante Cubatas, contígua ao IC2, deflagrou, pelas 8:16, um incêndio florestal que mobilizava meia centena de operacionais.
+ info https://fogos.pt/fogo/20241148992/detalhe
Artigo relacionado
Várias casas a arder em Albergaria-a-Velha. Autoridades estão a retirar moradores
Trânsito cortado na A1 e A25
Os incêndios obrigaram ao corte de trânsito na A1, informou a GNR. No sentido Norte-Sul o corte de trânsito é feito em Albergaria, ao quilómetro 246. Já no sentido Sul-Norte o corte de trânsito é feiro na saída para Aveiro Sul. Também a A25 está com trânsito cortado na zona de Angeja e também não se circula na A29 a partir do nó de Salreu.
Artigo relacionado
Chamas lavram perto da A25 e da A1 em Albergaria-a-Velha
Meios aéreos retomam combate
Entretanto, três meios aéreos juntaram-se esta manhã ao combate do incêndio que deflagrou na tarde de ontem em Palmaz, Oliveira de Azeméis alastrando a Albergaria-A-Velha. Mais de meio milhar de bombeiros, com cerca de 160 viaturas estavam ‘no terreno’. Era, ao nascer do dia, um fogos maiores fogos em Portugal.
+ info https://fogos.pt/fogo/20241146141/detalhe
Fogo mais próximo da sede do concelho de Sever do Vouga
Já o fogo florestal que deflagrou, a meio da tarde de ontem, em Rocas do Vouga, aproximava-se do centro do concelho. A Câmara local encerrou escolas e ativou o plano municipal de emergência e proteção civil. Mais de 150 operacionais e quase 70 viaturas estavam empenhados no combate às chamas, bem como dois meios aéreos.
+ info https://fogos.pt/fogo/20241146170/detalhe
Ativado o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro informou, a meio da manhã, que decidiu ativar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro. “Recomenda-se à população que siga as orientações das Autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas afetadas pelos incêndios, fazendo apenas as deslocações essenciais”, alerta o comunicado (continuar a ler ).
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.