Falhas apontadas à concessionária de recolha, transporte e destino final de resíduos urbanos em Albergaria-A-Velha levaram a Câmara local a propor a aplicação de sanções financeiras.
O contrato em vigor desde fevereiro de 2021 inclui, ainda, a limpeza urbana.
Nos últimos meses, mesmo depois de alertas do município, manteve-se a degradação da qualidade da prestação dos serviços, com reclamações de moradores em todas as freguesias, mas especialmente no centro urbano do concelho.
Em causa, entre outros problemas, estão a acumulação de resíduos e a falta de lavagem e substituição de contentores, provocando “maus cheiros, graves perigos para a salubridade e saúde pública, além de dar uma “má imagem” do concelho a visitantes de eventos locais.
Os incumprimentos apontados ao serviço podem levar a aplicar sanções financeiras (mais de 57.000 euros), a descontar nos pagamentos à concessionária ou mesmo, se não forem dadas respostas satisfatórias, à rescisão do contrato. Para já, ainda irá ser feita uma tentativa de entendimento entre as partes.
Após um concurso público lançado juntamente com outras autarquias (Vagos e Oliveira do Bairro), a Câmara fez a adjudicado da prestação de serviços por 1,5 milhões de euros (4 anos anos).
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