Albergaria-A-Velha avança com Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

104
Bicicletas partilhadas, Albergaria-A-Velha.

A Câmara de Albergaria-A-Velha adjudicou, recentemente, uma prestação de serviços para a elaboração do seu Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), indispensável para concorrer a apoios públicos para investimentos na área dos transportes.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O contrato foi celebrado com a OPT – Optimização e Planeamento de Transportes Urbanos, spin-off da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que é vocacionada para a gestão de transportes coletivos. Os estudos, orçados em 55 mil euros, devem ser entregues em 243 dias.

Obrigatórios por imposição da Lei de Bases do Clima (2021) para apresentação de candidaturas a financiamentos de operações relacionadas com a mobilidade urbana, os PMUS são planos setoriais abrangentes para dar resposta aos desafios da mobilidade urbana e, simultaneamente, a desafios ambientais, sociais e económicos.

Um documento estratégico que pretende definir ações para responder às necessidades de mobilidade das pessoas e empresas, baseando-se nas práticas de planeamento já existentes e tendo em consideração os princípios de integração, participação pública, monitorização e avaliação.

Atendendo às características do território de Albergaria-a-Velha, onde grande parte dos aglomerados se enquadram em territórios de baixa densidade, a edilidade pretende colocar o “foco de análise” no território do centro da cidade, a zona industrial e o aglomerado urbano da Freguesia da Branca.

O município já dispõe de um conjunto de documentos quedeverão ser considerados na elaboração do PMUS, como o Plano Municipal de Mobilidade urbana, bicicletas de uso gratuito, , o projeto de um Parque TIR ou o serviço Albus (transportes coletivo).

Objetivos do PMUS

    • Garantir a todos os cidadãos opções de mobilidade que permitam o acesso a destinos e serviços;
    • Melhorar a segurança rodoviária;
    • Reduzir a poluição atmosférica e sonora, as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e o consumo de energia;
    • Melhorar a eficiência e a relação custo-eficácia do transporte de pessoas e bens;
    • Contribuir para melhorar a atratividade e a qualidade do ambiente urbano e do design urbano para os benefícios dos cidadãos, da economia e da sociedade como um todo.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.