A Amop Synergies, empresa especializada em mobiliário urbano com instalações fabris em Águeda, fez, recentemente, a apresentação mundial do que anuncia como uma “solução inovadora em circuitos modulares de betão” que pode ser usada para criar circuitos urbanos de BTT.
O “novo conceito de Pump Tracks Amop”, executado em pré-fabricados de alta qualidade, foi instalado para demonstração num circuito instalado na freguesia de Aguada de Cima.
Segundo informa a empresa, o carácter inovador “caracteriza-se pela oferta de uma linha com elevado potencial paisagístico, de circuitos modulares em betão, com design dinâmico, inteligente e modular, circuitos fáceis de instalar, seguros e inclusivos”.
Além disso, é “resistente aos agentes atmosféricos, baixa manutenção e de alta durabilidade”. Deste modo, será “ideal” para qualquer idade e nível de skate, andar de BMX, patins em linha ou andar de trotinetes”.
As rampas pré-fabricadas de betão são, ainda, compostos por “módulos configuráveis, fáceis de instalar, com elevada durabilidade, economia de custo e tempo”.
As soluções tradicionais, “executadas em sito” acabam por não ser duradouros, com custos elevados e qualidade muito variável ao utilizar materiais como a madeira, a terra batida ou o betão projetado no local. Ao fim do primeiro inverno, o terreno apresenta abatimentos e fissuras, “criando-se o problema do encerramento para manutenções dispendiosas, necessitando refazer ou substituir, para poderem reutilizar o parque”. Por isso, as soluções em módulos pré-fabricados consideradas “a melhor resposta custo-benefício”.
A apresentação motivou a presença de uma equipa de especialistas internacionais durante o evento de ‘Trainig-The-Trainer’ conduzido por Mark MacClure, um expert em trilhos sustentáveis.
Os participantes assistiram a uma demonstração de utilização, do circuito instalado em Aguada de Cima com a presença do conhecido praticante da modalidade de skate Filipe Peste.
Com apoio do município local, Águeda acolheu um encontro do projeto ‘Developing Intereuropean Resources Trail Builder Training (DIRTT)’ que é dinamizado por entusiastas, voluntários e profissionais de BTT europeus que fazem parte da Associação Internacional de Bicicleta de Montanha (IMBA Europa).
“O objetivo principal é desenvolver diretrizes na construção de trilhos BTT com uma estrutura educacional que atenda às necessidades de profissionais e voluntários nos setores de planeamento, design, construção, manutenção e gestão de trilhos BTT”, adiantou a Amop Synergies.
Artigos relacionados
AMOP envia presentes a instituições sem fins lucrativos
‘Umbrella Sky Project’ inspira peça de mobiliário para casa
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.