Águeda recebe pela segunda vez ‘Prémio Portugal Smart Cities’, agora na categoria mobilidade

153
Bicicletas partilhadas, Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

O município de Águeda venceu, pelo segundo ano consecutivo, o ‘Prémio Portugal Smart Cities António Almeida Henriques’, que é dinamizado pela Fundação AIP em homenagem ao antigo autarca e ‘defensor’ das políticas de smart cities (Cidades Inteligentes) em Portugal. Desta vez, a organização premiou Águeda na categoria ‘Mobilidade’, refere um comunicado municipal.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A edilidade viu reconhecido o programa ‘Pedal in Águeda’, que também foi distinguido, recentemente, com o Prémio Excelência Autárquica, da Cidade Social.

A entrega da distinção aconteceu no âmbito do ‘Portugal Smart Cities Summit 2024’, que está a decorrer na FIL, em Lisboa, até quinta-feira.

Alinhado com as “ações estratégicas” desenvolvidas para a promoção das modalidades desportivas ligadas à bicicleta e da mobilidade suave, o programa incorpora “projetos específicos com ações concretas de intervenção e dirigidos a públicos diferentes”, como as atividades ‘Bicicleta vai à Escola’, ‘Escolas com Pedal’, ‘Águeda Bike 4 Kids’ e ‘Águeda Bike Ativa’.

‘Pedal in Águeda’, explica o comunicado, “tem por objetivo levar os cidadãos à adoção de comportamentos que promovam o desenvolvimento sustentável do território, envolvendo a comunidade em geral, a comunidade escolar, o comércio, empresas e associações.”

O ‘Prémio Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques’ distingue “projectos inovadores, sustentáveis, eficientes e soluções de inteligência urbana”, que contribuem “para a concretização de práticas efetivas que tornam as nossas cidades cada vez mais inteligentes e sustentáveis”.

Discurso direto

“É com redobrado orgulho que recebemos esta distinção que destaca o trabalho intenso que temos desenvolvido na aplicação de projetos que promovem o desenvolvimento sustentável, a descarbonização e na implementação de soluções de mobilidade suave” – Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda no agradecimento à Fundação AIP.

Jorge Almeida, presidente da CM de Águeda, à direita, recebe ‘Prémio Portugal Smart Cities António Almeida Henriques’ 2024.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.