Águeda: Presidente da Câmara garante “transparência e custo equilibrado” na requalificação do mercado

401
Futuro mercado municipal de Águeda.

“Estamos a fazer o melhor para ter uma obra com custo equilibrado, é uma grande obra para o concelho, muito necessária”. Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda, refutou as críticas ouvidas da bancada do PS na última Assembleia Municipal, denunciando “confusão” e “falta de transparência” na empreitada de requalificação do mercado municipal.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Artigos relacionados

Conclusão do mercado de Águeda: Novo concurso público

Adjudicada requalificação do Mercado Municipal de Águeda

O deputado José Vidal, do PS, acusou a maioria camarária de “não estar a defender o interesse público” na forma como tem conduzido o processo em causa. O primeiro concurso, adjudicado por 4,6 milhões de euros, mas erros detetados, alegadamente de projeto, obrigaram a lançar, mais recentemente, outro concurso, pelo mesmo valor, para conclusão da obra. “Vai em 9 milhões, o nosso mercado não é de ouro é mesmo euros”, ironizou o deputado socialista, lembrando que a Câmara assumiu o compromisso de “apurar responsabilidades há ano e meio”, permanecendo as mesmas sem serem conhecidas. Face à “falta de transparência e inação da Câmara” ao lidar com “dinheiro públicos”, o membro da Assembleia Municipal anunciou que iria fazer chegar uma exposição à Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) e Tribunal de Contas.

Na resposta, o presidente da autarquia lembrou que as empreitadas já são ‘visadas’ pelo Tribunal de Contas, garantindo que a existe um “acompanhamento jurídico permanente” da obra, considerada de “complexidade muito grande”. Deixou, ainda, o compromisso de controlar “ao máximo os custos, como em todas as obras”, acreditando que os custos “serão muito contidos”. Para “tranquilizar”, lembrou que a Câmara “tem capacidade financeira” para responder às exigências. Garantiu, ainda, que “todas as responsabilidades serão apuradas” e, caso se confirmem, “de forma consequente” (ver declarações abaixo).

Gravação vídeo da Assembleia Municipal de Águeda

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.