Águeda tem, de acordo com o ranking apresentado esta semana pelo Jornal da Bairrada, 183 empresas entre as 500 maiores desta região, que demonstram um volume de negócios global de quase 1,2 mil milhões de euros.
Estas empresas permitem o concelho de Águeda liderar destacadamente os restantes desta região, tanto no que se refere ao número de empresas que figuram naquele ranking como no volume de negócios registado em 2019.
“As empresas de Águeda estão de parabéns”, começa por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que congratula o trabalho realizado pelo referido órgão de comunicação social.
“A matriz empreendedora dos aguedenses está bem expressa nestes resultados. No concelho de Águeda existem cerca de 5.500 empresas, entre as quais 750 são indústrias transformadoras” e que geram um volume de negócios de cerca de 2 mil milhões de euros anuais.
No ranking das 500 maiores empresas da Região da Bairrada, que inclui os concelhos de Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos, 183 empresas estão sediadas em Águeda, tendo, no exercício de 2019, obtido um volume de negócios de cerca de 1,2 mil milhões de euros.
Estes dados colocam as empresas do concelho na liderança deste ranking, sendo que no segundo lugar está Cantanhede com um volume de negócios de 655 milhões de euros, registado por 66 empresas.
Este ranking reforça o reconhecimento constantemente alcançado pelas empresas de Águeda, nomeadamente com a atribuição, este ano pelo IAPMEI, do estatuto PME Líder a 111 empresas e o de PME Excelência a 33 destas, colocando Águeda como o segundo do concelho do distrito de Aveiro com mais empresas a receber este galardão.
De fato, entre as 8.557 empresas PME Líder no país, Aveiro é o quarto distrito com mais empresas (887), sendo que, no distrito, Santa Maria da Feira lidera com 165 empresas, seguindo-se Águeda com 111, Aveiro com 102 e Oliveira de Azeméis com 100. Quanto ao estatuto PME Excelência, foi atribuído a 2.337 empresas em termos nacionais, sendo 257 referentes aos 19 concelhos do distrito de Aveiro, entre as quais 33 são de Águeda.
“São indicadores e reconhecimento por várias entidades que atestam o espírito empreendedor e enorme dinamismo empresarial dos aguedenses. Águeda tem futuro”, reforçou Jorge Almeida.
Câmara de Águeda