O concelho de Águeda vai beneficiar de um programa de formação ajustado às necessidades locais para “capacitar os agentes do setor do turismo”.
A Câmara local aderiu ao protocolo que o Turismo de Portugal tem vindo a dinamizar ao nível local “para o desenvolvimento de um programa de formação em turismo mais próximo das pessoas e das necessidades do concelho”.
As primeiras ações formativas arrancam já na próxima semana, adianta um comunicado municipal
O programa “Formação + Próxima” está a ser implementado por todo o país, envolvendo mais de meia centena de municípios.
O Turismo de Portugal pretende, assim, “descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo.”
Os protomores acreditam que “a resposta adequada de empresários, colaboradores e operacionais diversos aos nossos turistas pode, acredita, fazer a diferença para que cada vez mais pessoas visitem o concelho e fiquem no território por mais tempo.”
O programa formativo em Águeda, que irá desenvolvido nos próximos dois anos, em parceria com a Escola de Turismo de Coimbra, “propõe-se, ainda, ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo.”
Discurso direto
“A formação e capacitação de empresas e pessoas é determinante para que o setor possa estar preparado para dar resposta à procura, com qualidade e alinhada com os requisitos de quem nos vista. O crescimento turístico de Águeda, um dos destinos mais sustentáveis do mundo, é fator relevante para que haja uma aposta estratégica na qualificação dos diferentes agentes que lidam com os visitantes” – Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda.
» As primeiras formações tem inscrições abertas através do site da Academia Digital do Turismo de Portugal (https://academiadigital.turismodeportugal.pt);
» Estão agendadas as formações em Marketing Digital: Como promover o seu negócio online (dias 11, 14, 19 e 20 de abril, das 18h30 às 21h30, no Centro de Artes de Águeda); Atendimento de excelência – Gestão de reclamações (dias 26, 27 e 28 de abril, das 9 às 13 horas, no Centro de Artes de Águeda); e Welcome to Águeda: Informação Turística (dias 9, 10, 15 e 19 de maio, das 15h30 às 18h30, em local ainda a definir).
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.