Águeda surge na lista de 24 projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras em Portugal Continental com financiamento aprovado pelo Governo no âmbito do Fundo Ambiental.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A informação foi transmitida na sequência da autorização por parte da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, de um pacote de apoios que atinge, na sua globalidade, 1,49 milhão de euros.
Para Águeda, o protocolo a celebrar com a tutela prevê uma verba de 70 mil euros que serão aplicados em trabalhos de limpeza de jacintos-de-água, abrangendo uma extensão de cinco hectares.
A autarquia possui uma ceifeira aquática em atividade há vários anos para trabalhos de manutenção.
Artigo relacionado
Águeda está sozinha na luta aos jacintos-de-água na Pateira
Os projetos agora aprovados pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, resultam de candidaturas que foram apresentadas durante o ano passado, incluindo ações de sensibilização e até restauro de terrenos, repondo espécies autóctones de flora.
Uma das maiores ameaças aos ecossistemas, habitats e espécies
Em comunicado, a tutela lembra que a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 (ENCNB 20230) “tem sinalizada como uma das maiores ameaças aos ecossistemas, habitats e espécies a proliferação de espécies exóticas – cuja Lista Nacional de Espécies Invasoras inclui todas aquelas que estão identificadas pelo Regulamento Europeu 1143/2014 e que são motivo de preocupação”.
Os projetos apresentados foram validados pela importância que assumem na “preservação da biodiversidade e a proteção dos ecossistemas naturais de Portugal”. As espécies invasoras podem causar danos significativos à agricultura, à pesca, à silvicultura e a outros setores económicos.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.