O município de Águeda adquiriu dispositivos de imobilização de veículos para “reprimir infrações recorrentes ao Código da Estrada, como estacionamento irregular ou abusivo e promover um fluxo organizado de trânsito”.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Contando com mais de 3.640 lugares de estacionamento autorizado no perímetro central da cidade (mais de 3.550 são de utilização gratuita), Águeda assiste, ainda assim, a estacionamento em locais indevidos ou proibidos pelo Código da Estrada.
“A medida, que irá começar a ser implementada a partir da próxima segunda-feira, tem como objetivo reprimir as infrações recorrentes, nomeadamente o estacionamento indevido ou abusivo em áreas proibidas, tal como é determinado pelo Código da Estrada. Podem ainda ser bloqueados veículos que estejam estacionados ou imobilizados na via pública e que provoquem uma grave perturbação do trânsito”, informa um comunicado municipal.
Os ‘bloqueadores de rodas’ serão implementados cumprindo a legislação em vigor, “procurando consciencializar os condutores para o cumprimento das regras de trânsito e incentivando a adoção de comportamentos mais cívicos e responsáveis.”
Simultaneamente, será colocado no veículo em infração um aviso sobre a legislação em vigor que permite o recurso a esta medida de bloqueamento, a identificação da entidade que bloqueou o veículo, o dia e a hora em que a infração foi cometida, bem como uma informação sobre qual o procedimento a seguir.
A desbloqueamento será feito após o pagamento da taxa devida, sem prejuízo da responsabilidade contraordenacional pela infração cometida, ao abrigo do Código da Estrada.
O serviço funcionará, de acordo com a legislação em vigor, até às 18 horas.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.