A Câmara de Águeda informa que “está a implementar um sistema inovador de gestão de transportes no concelho”. Trata-se de “um investimento em tecnologia e recursos que serão disponibilizados aos cidadãos para uma utilização mais eficaz dos transportes públicos e que responda às necessidades da população.”
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Num trabalho paralelo e complementar, a autarquia anuncia que será ampliada a rede de bicicletas elétricas às freguesias do concelho e disponibilizados serviços aos utilizadores dos transportes públicos. “Para concretizar estes investimentos, o Município conseguiu um financiamento de mais de 433 mil euros ao abrigo de candidaturas a programas de apoio nacionais”, refere o comunicado.
A plataforma de gestão dos transportes de carácter municipal agrega informação dos diversos sistemas (Busway, comboios, MobeÁgueda e beÁgueda), nomeadamente no que respeita a horários e tarifários, que terá como interface com o utilizador uma nova APP (aplicação móvel), igualmente em desenvolvimento, painéis digitais informativos na nova central intermodal que está a ser construída no largo da estação da CP, bem como nos 11 pontos de venda de bilhetes da Busway espalhados pelo concelho. Uma nova área junto à estação da CP irá disponibiliza cacifos para utilização dos cidadãos para chega a Águeda de comboio ou de autocarro.
Os projetos na área da mobilidade urbana do concelho são cofinanciados ao abrigo de candidaturas.
Discurso direto
“Apostamos nos meios de mobilidade suave e estamos a transformar o paradigma dos transportes públicos no concelho, com um investimento muito direcionado para que os cidadãos possam utilizar de forma efetiva, viável e articulada os diferentes transportes públicos nas suas deslocações. Estes investimentos refletem uma ação política estratégica a pensar na disponibilização de meios alternativos de mobilidade” – Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.
Outras medidas em curso
» Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Águeda (PMUSA): Depois do diagnóstico inicial, que passou, entre outros, pelo tratamento de dados estatísticos, métricos e de inquéritos, estão a ser realizadas sessões participativas para recolha de contributos. Este plano tem como objetivo central redefinir o modelo de mobilidade do território, em todo o concelho, bem como atualizar a estratégia de mobilidade sustentável, tornando as deslocações mais seguras, curtas, saudáveis, confortáveis e económicas;
» Alargamento da rede beÁgueda: Aquisição de novas bicicletas e a instalação de mais parques em várias freguesias do concelho, aumentando a rede já instalada a freguesias sem ligação ao comboio.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.