Águeda aprovou orçamento “muito ambicioso”

443
Câmara de Águeda, Paços de Concelho.

A Câmara de Águeda aprovou o seu “maior orçamento de sempre”, que atinge para 2025 o valor de 113 milhões de euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

2025 é perspecivado como “um ano de consolidação e execução de vários projetos estratégicos, muitos dos quais foram iniciados em anos anteriores e que estarão concluídos ou em fase de conclusão.”

Cerca de 94 milhões de euros correspondem aos investimentos diretos inscritos nas Grandes Opções do Plano (GOP), onde o município define como “as grandes prioridades estratégicas” a educação, saúde, habitação, infraestruturas, ambiente e desenvolvimento económico.

Alguns dos principais investimentos programados

» Educação – investimento total de cerca de 6,8 milhões de euros, salientando a aposta na requalificação das escolas;
» Reabilitação Urbana e a Estratégia Local de habitação – dotação de cerca de 5,3 milhões de euros;
» Saúde – um milhão de euros
» Segurança e ação social – investimento conjunto de mais de 3 milhões de euros.

PEC e Eixo Rodoviário Aveiro-Águeda

A edilidade aguedense perspetiva para investimentos relacionados com a indústria e a energia um “forte impulso em 2025, com destaque para as intervenções no Parque Empresarial do Casarão. Um total de cerca de 26,6 milhões de euros para projetos estruturantes como o Eixo Rodoviário Aveiro-Águeda e as obras de pavimentação nas freguesias.

A cultura e o desporto contam com uma previsão de 5,3 milhões de euros, sendo realçada a ampliação do Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e elaboração do projeto das novas piscinas municipais.

O turismo e o comércio possuem uma dotação de mais de 7 milhões de euros, com especial destaque para a requalificação do Mercado Municipal e promoção de eventos de relevância local, como o AgitÁgueda e o Águeda é Natal.

Discurso direto

“Este é um orçamento muito ambicioso, que prevê a execução de muitas obras estruturantes para o concelho. Considerando a fase de execução de algumas obras e as oportunidades de financiamento garantidas, “não há nada aqui que pudéssemos deixar de fora, pelo que a dotação orçamental, de 113 milhões de euros, a maior de sempre da Câmara de Águeda, é resultado do ritmo elevado a que o município está a evoluir – Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.