A assinatura do contrato de comodato entre a Câmara de Aveiro e a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) que permitirá a utilização de terrenos para a construção da ‘Cidade Desportiva da AFA’ está agendada para 6 de abril próximo, no Estádio Municipal de Aveiro (EMA). Está em causa um investimento da estrutura associativa do futebol aveirense que pode chegar aos dois milhões de euros
A ‘Cidade Desportiva da AFA’ ocupará um terreno a nascente do EMA, no âmbito do referido estudo prévio já acordado.
O investimento a cargo da AFA prevê integrar em três fases, a construção de um campo de futebol e um pavilhão desportivo com apoio da Federação Portuguesa de Futebol para o trabalho de formação e treinos dos agentes desportivos, nomeadamente as seleções distritais, árbitros e treinadores.
Prevê, ainda, a possibilidade de deslocalização da sede social da AFA para a área da futura cidade desportiva, de modo a centralizar toda a sua atividade, e assim, dinamizar e dar ainda mais vida ao espaço envolvente ao EMA.
O município de Aveiro lançou já a concurso outro investimento no EMA, o complexo de campos de treino orçado em 3,2 milhões de euros, que será disponibilizado ao Beira-Mar.
O acordo com o município aveirense será celebrado no âmbito de um evento destinado a comemorar os 95 anos da AFA.
Na altura, será também feita a presentação do livro “AFA – A caminho dos 100 anos”, da autoria da jornalista Cláudia Oliveira.
A apresentação da obra estará a cargo de Manuel Alegre, poeta e neto do primeiro presidente e fundador da AFA, Mário Duarte.
Por último, a AFA aproveitará o dia para assinatura dos protocolos inter-freguesias pela Federação Portuguesa de Futebol, AFA e autarquias de Aveiro.