A reabilitação do Mercado Municipal de Águeda foi adjudicada pela autarquia local por quase 4,6 milhões de euros.
“A obra, que tem um prazo de execução de 420 dias, vai reconfigurar aquela infraestrutura que tem cerca de 30 anos e que estava a precisar de uma intervenção profunda”, informa um comunicado.
A renovação do mercado conta com comparticipação comunitária até 85% do
montante elegível ao abrigo do Programa Operacional da Região Centro – Centro 2020.
O edifício passará a ter dois pisos, com uma área total de construção de 6.778,08 metros quadrados.
“Tornar o mercado num ponto de referência na região e ao mesmo tempo ser alvo de visita pelos turistas é um dos propósitos da intervenção a realizar, que implica, por exemplo, a alteração dos espaços de venda em função das necessidades e cumprindo a legislação em vigor, a criação de restaurantes e esplanadas, sem esquecer a cobertura em vidro colorido numa referência artística à instalação urbana dos guarda-chuvas”, explica a edilidade.
A entrada de público no mercado passará a ser feita através da Rua do Rio Grande e pelo alçado Sul.
No piso superior, que será totalmente alterado, será criado espaço para restauração e dois quiosques, bem como zona para crianças.
Está prevista também a definição de zonas de circulação, o alargamento de passeios, a criação de estacionamento destinado a cargas e descargas, bem como a pessoas com mobilidade condicionada.
Discurso direto
“Este é um dia muito importante, que marca o arranque de uma obra que vai mudar totalmente este espaço comercial tão relevante na cidade, no concelho e na região e que queremos potenciar cada vez mais. Um projeto que assumimos como uma das principais intervenções a realizar logo no início do mandato e que hierarquizámos à frente de obras como o Museu da Indústria e o IVV.” – Jorge Almeida, presidente da Câmara.