Açudes no Carvoeiro protegem água de abastecimento público das cinzas dos fogos

518
Rio Vouga, foto partilhada por Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

Arrancou junto à captação de água do Carvoeiro a instalação de açudes de madeira que permitam reter cinzas dos incêndios florestais que escorrem para o rio Vouga.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O objetivo da intervenção urgente é reduzir a contaminação do caudal que abastece grande parte da Região de Aveiro. Não estava em causa a qualidade da água que corre nas torneiras, mas com maiores exigências de tratamento poderia levar a reduzir a quantidade do abastecimento.

Artigo relacionado

Incêndios florestais: Intervenção imediata para proteger a qualidade da água

O início dos trabalhos foi partilhado nas redes sociais pelo presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, lembrando que se trata de uma intervenção de emergência.

O concelho de Sever do Vouga recebeu o Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, que foi levado pelo presidente da Câmara local a conhecer, ‘no terreno’ os prejuízos causados pelos fogos florestais num périplo que passou por uma exploração agrícola de mirtilos e um aviário alvo de chamas destruidoras. Esta quarta-feira, a autarquia organiza uma sessão de esclarecimento sobre como proceder na inventariação dos danos.

Artigo relacionado

Ministro da Agricultura promete apoios devido aos fogos mas sem compromisso com prazos

Artigo relacionado

Câmara de Albergaria quer arrendar casas para realojar famílias após incêndios

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.