Não podemos pôr em causa milhares de empresas, empreendedores, trabalhadores e famílias que ao longo dos anos, investiram e dedicaram todo o seu esforço a estes setores de atividade.
Por Mário Pereira Gonçalves *
Chegou ao fim um ano, em tudo, fora do normal.
O mundo, o país, as empresas e as pessoas vivem hoje uma situação totalmente distinta de todas as que já enfrentámos.
As incertezas que ainda temos sobre esta pandemia são enormes, mas queremos acreditar que em 2021 iniciaremos a tão desejada recuperação da nossa economia, das nossas empresas, dos nossos postos de trabalho.
Mas para que a recuperação seja efetivamente uma realidade, é absolutamente necessário termos uma resposta imediata por parte do Governo, na disponibilização de todos os novos apoios anunciados, e que correspondem às propostas que a AHRESP apresentou desde a primeira hora.
Não podemos pôr em causa milhares de empresas, empreendedores, trabalhadores e famílias que ao longo dos anos, investiram e dedicaram todo o seu esforço a estes setores de atividade.
Com resiliência, conseguiremos ultrapassar a atual crise sanitária, mantendo a estrutura económica e social criada por estas empresas. E temos de saber sair desta situação mais preparados e mais fortes.
É também nos momentos de maior adversidade, como a crise que agora estamos a atravessar, que novos caminhos se podem trilhar. Caminhos inovadores, que passam pela maior digitalização ou pela sustentabilidade, nomeadamente ambiental.
A qualidade da nossa oferta não pode ser descurada, sendo a formação profissional, fundamental para dar continuidade ao processo de dignificação de todas as profissões ligadas à atividade turística.
Se não se trabalhar a fundo nestas áreas, nenhum destino conseguirá enfrentar o futuro de forma competitiva.
Em 2021, tal como em 2020, a AHRESP nunca baixará os braços. Sempre com espírito resiliente e sempre com respeito por todos e muita dignidade, em nome dos setores que representamos.
* Presidente da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). Editorial do ‘Manual de Negócios’ (edição de dezembro de 2020).