Fernando Nogueira, vereador do PS na Câmara de Aveiro, aproveitou a reunião pública do executivo, esta quinta-feira, para defender “uma lei que satisfaça a todos”, colocando fim do descontentamento gerado pela não abolição das portagens da A25 na cidade de Aveiro e Angeja, Albergaria-A-Velha. O presidente da autarquia revelou que o próprio Primeiro-Ministro ficou surpreendido, mas não avançou, ainda, com uma ‘escapatória’ para colocar fim à polémica.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
“O processo não parece concluído e provoca a todos algum incómodo, obviamente”, assumiu o eleito socialista ao intervir no período antes da ordem do dia já depois de uma declaração inicial do presidente da edilidade sobre as “diligências” tomadas na sequência da aplicação da lei, a 1 de janeiro.
Ribau Esteves reportou uma “conversa” com o Chefe do Governo sobre a manutenção das portagens em que aquele “usou a palavra aberrante”. E “não é única que esta lei criou”, lembrou o autarca, “há mais algumas para as quais o Primeiro-Ministro tem de olhar” não adiantando se existe algum planeado para ir ao encontro das pretensões locais, que são antigas.
Com ironia, Fernando Nogueira mostrou-se “convencido que se o presidente da Câmara fosse Primeiro-Ministro, o que é pouco provável, não deixaria tomar uma decisão destas desta maneira”, mas tendo a maioria sido “ultrapassada ou não vencedora neste processo”, importa promulgar uma lei que “satisfaça todos, que esta não faz”.
Na resposta, Ribau Esteves lembrou a “questão financeira” das isenções colocada pelo Governo nesta matéria (com encargos decorrentes da medida 180 milhões de euros), assumindo que acabou por ser “suscitada uma questão ridícula”, com a excepção de Aveiro considerada inaceitável.
O edil criticou o presidente da Federação do PS, o deputado Hugo Oliveira, por referir-se, em tomada de posição sobre as portagens A25, “à parte boa” deixando para o Governo solução os pórticos isentados na mesma lei aprovada pelo PS e Chega na Assembleia da República (declarações abaixo).
Artigo relacionado
Portagens na A25: Posição da Câmara Municipal de Aveiro
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.