O Bloco de Esquerda informa que apresentou hoje na Assembleia da República um projeto de lei “para eliminar os últimos três pórticos da A25”, em Aveiro e Albergaria-A-Velha, que ficaram sem portagens abolidas a 1 de janeiro.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
“Com esta proposta, o partido pretende corrigir uma situação que considera especialmente injusta para as populações da região, que usam esta via como alternativa ao tráfego urbano e acesso à zona portuária”, refere um comunicado.
O Bloco de Esquerda “congratula-se pelo fim das portagens em várias antigas SCUT, como as da A4, A13, A22, A23, A24 e A28, alcançado no início do ano, apesar da oposição do PSD”, mas “critica a continuidade das portagens em troços da A25 que atravessam Esgueira, Estádio de Aveiro e Angeja, classificando-a como uma injustiça económica e social que penaliza diretamente os residentes, trabalhadores e empresas da região do Baixo Vouga”. Além disso, acrescentam os bloquistas, “a manutenção destes pórticos aumenta a pressão sobre infraestruturas rodoviárias como a E109, prejudicando especialmente as populações de Cacia.”
No comunicado, o partido “responsabiliza o PS e o PSD por manterem estas portagens e condena a exclusão destes pórticos na proposta mais recente do PS” e “denuncia a inércia dos representantes eleitos pelo distrito que foram incapazes de tomar medidas para corrigir esta situação, destacando que a presidente da Junta de Freguesia de Esgueira, onde se situam alguns dos pórticos, ocupa atualmente um cargo de deputada pelo PSD.”
O Bloco defende “o regresso de todas as antigas SCUT à gestão pública, considerando as autoestradas um bem público coletivo que deve promover a coesão territorial, sustentabilidade e mobilidade acessível”. O modelo das concessões “implementado pelo PS e PSD favorece interesses privados das concessionárias, agrava desigualdades regionais e aumenta os encargos financeiros das populações e empresas”, conclui a nota de imprensa.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.