A inteligência artificial ao serviço do turismo

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Turismo Centro de Portugal.
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O setor do turismo encontra-se, nos dias de hoje, a caminho da recuperação, após o impacto da crise pandémica. Ao longo dos últimos dois anos, este setor provou ser capaz de se adaptar e evoluir face às adversidades, o que impulsionou a aposta na digitalização e nas novas tecnologias, concretamente na IA (Inteligência Artificial).

Por IPDT – Turismo e Consultadoria *

De acordo com a definição da União Europeia, a inteligência artificial consiste na reprodução de capacidades e competências humanas, como o raciocínio, a aprendizagem, o planeamento e a criatividade, através de um sistema de software, ou “máquina”, que compreende o ambiente envolvente e desenvolve soluções para os problemas, visando, sempre, alcançar o objetivo final.

Num tempo em que os viajantes procuram, acima de tudo, a segurança e a facilidade durante as suas jornadas, a tecnologia pode constituir a solução mais eficaz. O potencial da IA é vasto, assim como a sua aplicabilidade nos mais diversos setores, no caso do setor do Turismo, a adoção e implementação desta tecnologia permitirá otimizar os recursos, os custos, o tempo e melhorar a qualidade do serviço prestado.

No que diz respeito à qualidade do serviço e à satisfação do cliente, a IA poderá vir a desempenhar um papel crucial na automatização dos pedidos e do atendimento, tornando possível responder às necessidades dos clientes no imediato, de forma personalizada e em grande escala, através de vídeo chamadas ou Chatbots. O hotel Yotel, no Porto, destaca-se neste âmbito devido à sua oferta de camas inteligentes, room service robótico e uma aplicação móvel que permite desligar a televisão e fazer o check in. Mas existem outros hotéis que apostaram em serviços de limpeza, concierge e carregamento de bagagens realizados por robôs.

Também a gestão dos estabelecimentos tornar-se-á mais simples através da articulação desta tecnologia com outras ferramentas, tais como Nuvens digitais, Big data, RV (Realidade Virtual) e RA (Realidade Aumentada), que permitam implementar análises de notas fiscais automáticas, criar softwares específicos que garantam o controlo dos gastos e dos custos, executar a contabilidade em plataformas integradas e armazenar, em segurança, dados relevantes sobre os clientes (NIF, E-mail, entre outros dados). A utilização dos dados pessoais, em específico, irá garantir a personalização da experiência do início ao fim, contudo esta deverá ser realizada de forma segura e acautelada, devido aos riscos de cyber attack.

O próprio processo de organização de uma viagem deixará de ser motivo de preocupação, visto que um assistente virtual de viagens vai pensar e preparar todas as etapas e necessidades do processo, como reservar e cancelar voos, estabelecer orçamentos, realizar check-in’s, sugerir e reservar hotéis, gerir e-mails e documentação necessária, implementar seguros de viagem, dar a conhecer rotas, percursos e itinerários e, ainda, encontrar meios de deslocação. Através de um sistema online, disponível 24h, este poderá oferecer um serviço menos dispendioso, com maior qualidade, conforto e inovação.

Outro aspeto relevante é o futuro da mobilidade no contexto de expansão da IA, visto que já foram desenvolvidos estudos sobre modelos autónomos de carros e aeronaves. Imagine-se, por exemplo, um avião sem piloto, a seguir uma rota pré-estabelecida e que pode ser modificada sempre que necessário, uma vez que os dados adquiridos sobre o tráfego aéreo e a meteorologia são enviados por satélites, de forma imediata.

Num futuro próximo, a inteligência artificial contribuirá para a criação e promoção de um pacote de oferta totalmente completo e personalizado que inclui um leque diverso de serviços, todos estes ajustados às necessidades e ambições individuais dos clientes. Possivelmente poderá, também, garantir uma melhor distribuição dos fluxos populacionais e, assim, evitar a sobrelotação dos espaços ao longo das épocas, dado que possibilita o acesso a dados sobre os clientes, os destinos e as empresas envolvidas, permitindo gerir e intermediar pedidos e reservas dos mesmos.

* Artigo publicado originalmente em IPDT.pt.

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