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Um regresso às caminhadas para sítios que não cansam os olhos nem os sentidos e cujos espaços nos deslumbram sempre.
Por António Garcia *
Imaginem que, para este, já vou na minha 5ª caminhada, três das quais com guia interpretativo. Foi o caso de hoje que nos levou até às Minas do Braçal (e não só), com HikeLand e os seus guias favoritos (Quirino e o arqueólogo Pedro).
Foi precisamente o Pedro, uma vez mais, que nos deliciou de saberes que os mineiros, ainda vivos, têm vindo a partilhar. Há efectivamente uma grande história à volta das Minas do Braçal, da Malhada e do Coval da Mó (extracção da Galena para obter o chumbo). E foi à volta das duas primeiras que fizemos o trajecto que nos levou até à cascata da Cabreia.
O trajecto foi muito semelhante ao último, embora entristecido com a pouca água que vai correndo pelo rio Mau. É algo que está a acontecer por todo o País e ainda agora vamos no início do Verão.
Resumindo: temos um antigo complexo mineiro, desprovido de máquinas e outras ferramentas que ali eram utilizadas. Ficaram ruínas de algumas casas, túneis e fornos e um jardim ainda digno de visita. Num espaço onde chegaram a trabalhar mais de 700 mineiros. Um espaço ao abandono que a Câmara de Sever de Vouga tenta recuperar. Não esquecer que foi o primeiro complexo mineiro de tal importância em Portugal. E como sempre, finalizámos a caminhada de 13km500 aos pés da Cascata da Cabreia (Silva Escura).
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Se querem saber mais, aqui vai um extracto de um texto que está no site do Museu da Câmara de Sever de Vouga:
A segunda fase da exploração de Galena nas Minas do Braçal iniciou-se no segundo quartel do século XIX, através de uma concessão a José Bernardo Michelis, por portaria de 6 de agosto de 1836. Em 1840 esta licença passa para o alemão Diederich Mathias Fewerheerd, radicado na cidade do Porto, que impulsionou a exploração mineira através de técnicos e tecnologia alemã.
Em 1850 foi descoberta a mina da Malhada e logo de seguida em 1856 as minas do Coval da Mó. Pelo seu sucesso, o Governo concedeu a isenção de impostos durante 10 anos, por portaria de 30 de janeiro de 1854. As obras em 1851 já tinham mudado o curso do rio Mau e instalados três rodas hidráulicas e uma turbina que serviam para a extração de galena, sulfato de chumbo e pirite de ferro.
Em 1862 uma multidão, especialmente de Ribeira de Fráguas e de Silva Escura, entra pelas instalações mineiras destruindo-as, uma vez que o fumo das fornalhas das minas estava a prejudicar as suas vinhas causando grandes prejuízos à produção agrícola. O Governo sentiu-se na obrigação de indemnizar a empresa, autorizando a construção de uma linha férrea do sistema americano que ligasse as explorações do Braçal, Malhada e Coval da Mó, pelo Rio Mau até ao Vouga. A construção da linha teve início em 1864 e foram transportados por ela grandes quantidades de minério para dois barcos que a empresa possuía no Vouga tendo, cada um, a capacidade de transportar 10 toneladas. Daqui seguiam para Aveiro tendo como destino Inglaterra e Alemanha. Estes barcos traziam produtos e artigos para consumo e aplicação na exploração mineira, sendo transportadas em vagões para o Braçal puxados por duas ou mais juntas de bois.
Em 1863, a empresa mandou construir uma oficina de fundição no Braçal, na margem esquerda do Rio Mau, à qual deu o nome de D. Fernando, marido da Rainha D. Maria II, denominação que foi autorizada em 24 de maio de 1862. Esta oficina utilizou o mesmo modelo das fundições de Stolberg, na Prússia. Entretanto, Diederich Mathias Fewerheerd morre no Porto em 1874. Como grande e reconhecido empresário, foi condecorado pelo rei D. Pedro V com o grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo e agraciado pelo Rei D. Luís com a Comenda da Conceição. Morre no Porto em 1874. Como grande e reconhecido empresário, foi condecorado pelo rei D. Pedro V com o grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo e agraciado pelo Rei D. Luís com a Comenda da Conceição (continuar a ler em https://www.mm-sever.pt/expo/minas/).
* Trabalhou como director – responsável de sector social & cultural. https://www.facebook.com/antoniotony.garcia.9
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