
O barco moliceiro ‘José Miranda’, propriedade de José Pedro Miranda (Murtosa), terminou em primeiro lugar a Grande Regata do Ria de Aveiro Weekend 2022, que foi disputada hoje à tarde entre a praia do Monte Branco (Torreira, Murtosa) e Aveiro, feito ainda mais relevante por ter sido alcançado na viagem inaugural.
Um sábado que ficará para a história da embarcação ex líbris da Ria de Aveiro por vários motivos.
Desde logo, o ‘bota abaixo’ três novos barcos, todos propriedade de murtoseiros, dando sequência ao incremento na construção de novas embarcações típicas da laguna após vários anos em que conheceram o declínio.
“Um dia memorável no Coração da Ria!”, resumiu Januário Cunha, vereador da autarquia murtoseira numa nota partilhada pelo seu Facebook.

Maior número de participações em 10 anos
17 barcos moliceiros tomaram parte na tradicional regata anual, navegando à bolina na sua configuração tradicional, registando-se, assim, o maior número de barcos em mais de uma década, como observou o autarca. Em 2019, participaram apenas 12 embarcações.
Teve lugar, também, o tradicional concurso de painéis com a indicação dos premiados a cargo de um júri.
A regata Murtosa – Aveiro foi precedida da inauguração da obra de ampliação do estaleiro – museu do Monte Branco, que passa também a incluir um centro interpretativo da construção naval.
“Abre-se como uma janela sobre beleza imensa da Ria e das suas embarcações tradicionais”, salientou o município local (ver fotos partilhadas pela Glorybox).
Artigo relacionado
Murtosa: Obra de renovação do estaleiro museu do Monte Branco, na Ria, em curso
O momento da regata e inauguração foi aproveitado, também, para uma apresentação da candidatura “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” a Património da Humanidade da UNESCO.
Artigo relacionado
Região de Aveiro candidata barco moliceiro a Património da Humanidade
Ria de Aveiro Weekend 2022
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.