
Hugo Coelho, antigo presidente do Beira-Mar (2017-2021), anuncia que votou a favor da criação da sociedade desportiva após a resposta a questões colocadas e apela a um consenso para permitir a entrada de investidores que permitam relançar o futebol sénior.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Apesar dos esclarecimentos prestados pela direção e mesmo o acolhimento de sugestões, a proposta apresentada na Assembleia Geral realizada na noite de quarta-feira para formar a sociedade desportiva com o parceiro escolhido ficou em ‘águas de bacalhau’ porque não recebeu 75% dos votos dos sócios presentes, como seria necessário. Verificaram-se 23 votos contra e 18 abstenções, ficando, assim, a 5 votos de ‘passar’.
Artigo relacionado
Beira-Mar: Direção sem os votos necessários para criar sociedade desportiva
Afonso Miranda, que liderou o clube até há um ano, fez uma intervenção a explicar porque decidiu votar contra, tendo defendido que deviam ser pedidas garantias financeiras internacionais ao investidor para ‘dar cobertura’ ao ponto respeitante à liquidação do passivo do clube, que rondará 1,5 milhões de euros.
O que está previsto no acordo com o parceiro investidor passa pela liquidação ao clube do montante do seu passivo, até ao limite de 1,5 milhões de euros (entrega de 500.000 euros na criação da sociedade, 1 milhão de euros em plano a estabelecer que não poderá exceder 10 anos, em prestações anuais de 100 mil euros).
O presidente do clube, Nuno Quintaneiro, que tinha admitido apresentar a demissão se a proposta da sociedade desportiva não fosse viabilizada, remeteu uma “posição” para próximos dias “com o sentido de responsabilidade”. A continuar em funções, o mais certo será reapresentar a proposta da sociedade desportiva, eventualmente com ‘acertos’, a nova Assembleia Geral.
Fonte da direção adiantou que os interesses de anteriores elementos diretivos “foram tidos em consideração” e os mesmos “auscultados durante o processo” como “parte da solução e não parte do problema”.
Discurso direto
“Coloquei algumas questões, que foram respondidas de forma positiva pelo Nuno Quintaneiro e incorporaram a proposta. Assim, votei a favor da constituição da SAD. Continuo a achar que o Beira-Mar deverá ter uma SAD. A proposta da direção, com as notas adicionadas, acautela os interesses do Clube. Espero que, nestes próximos dias, haja tentativa de consenso, que seja marcada nova AG, e que a proposta seja aprovada” – Hugo Coelho, ex-presidente do SC Beira-Mar.
Prejuízo superior a 205 mil euros em 2023-24
A primeira Assembleia Geral esta quarta-feira serviu para a aprovação do relatório e contas de 2023-24 com 3 votos contra e 9 abstenções em 140 votantes. As contas foram fechadas com um resultado líquido negativo de 205.344 euros (o total de gastos ascendeu a quase 948 mil euros).
(em atualização)
Artigos relacionados
Conselho Fiscal cessante do SC Beira-Mar afasta aplicação de ‘regra de ouro’
“Qualquer coletividade desta natureza passa por dificuldades de tesouraria” – Afonso Miranda
Beira-Mar: “SAD é o que fica por fazer. Estivemos pertinho de criar algo grande” – Afonso Miranda
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.